Sim rapaziada, voltei a escrever por aqui. Vim por motivos das minhas duas maiores paixões depois da minha família e da minha namorada: FUTEBOL e VASCO!
PARTE 1: O ELENCO E AS NOVIDADES
Pois é, meu Vascão começa 2015 numa completa incógnita. Diversas apostas, um novo elenco depois da vergonha da serie B e um técnico emergente no mercado nacional. Doriva, campeão paulista com o Ituano em 2014 tem uma missão árdua pela frente na tentativa de construir uma identidade, um modelo de jogo com as pecas que terá em mãos.
A lista da pre-temporada saiu hoje (pode vê-la aqui: Elenco da Pre-Temporada) e se fossemos avaliar somente por nomes, o vascaíno esperaria coisa ruim. Mas eu, como belo retardado e pesquisador, fui correr atras para poder imaginar o que pode vir.
Como o nosso amigo Bruno Pivetti diz em seu livro Periodização Tatica: "é impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, como conhecer o todo sem conhecer as partes". Para isso, busquei entender o estilo de jogo de cada um dos reforços que o Vasco apresentou dentro dos contextos de suas determinadas equipes.
Somado isso ao que já conheço dos jogadores que já estavam no elenco, tentarei propor um estilo de jogo que busque "explorar as virtudes e esconder os defeitos" de nossos jogadores, se aproximando das ideias de jogo que pude observar de nosso treinador Doriva, nas estadias no Ituano e no Atlético-PR.
Farei uma serie de posts explicando detalhadamente funções táticas dos reforços primeiramente, depois explicarei o jeito Doriva e depois darei meus pitacos! Começarei nesse post pelo volante Jean Patrick, o primeiro reforço que o Vasco anunciou! Para analisa-lo, vi dois jogos completos da Luverdense na serie B, nas vitorias de 3 x 1 contra a Portuguesa e o Avaí e busquei dados complementares.
JEAN PATRICK
Fonte: O Dia
Nome: Jean Patrick Reis
Naturalidade: São Miguel do Iguaçu/PR
Idade: 22 anos
Pé preferido: Destro
Altura: 172 cm Peso: 72 kg
Posição: Volante/Lateral Direito
Times que já atuou: Grêmio-RS, Mixto, Rondonópolis, Rio Verde, Sorriso, Luverdense
Com passagens na categoria de base do Grêmio, por onde jogou 6 meses emprestado e fez boa Copa BH, Jean Patrick sempre se notabilizou por ser um jogador de boa tomada de decisão e por uma boa valência física. Seu jogo sem bola fica bem notável, já que é um volante que incorpora bem os ataques da equipe, atacando espaços as costas das linhas de meio adversarias. Tem certa dificuldade em se desmarcar para apoiar o jogo curto, tanto que pouco participava da saída de bola da Luverdense, que priorizava chegada rápida da pelota aos homens de frente. Provavelmente opção do técnico, que preferia o jogador abrindo espaços nas defesas com suas incursões.
Jean aos 18 anos no Rondonópolis já mostrando frieza em momentos de alta pressão
Joga preferencialmente pela direita, por ser o lado de seu pé e gosta muito de explorar as suas arrancadas e explosões em distancia curta, com movimentações do meio para fora. Sobrecarrega o lateral esquerdo adversário com esse recurso e pode ser muito bem explorado por Doriva. Combinar essa saída de Jean Patrick para o lado com um meia aberto que centralize para encostar no jogador do centro do provável 4-2-3-1 que o treinador vai montar pode ser uma boa arma.
Os jogadores escolhidos foram meramente ilustrativos. Tomemos como exemplo uma situação como a desenhada. Para potencializar a característica de ataque de espaço de Jean Patrick, ter um homem mais a frente (Marcinho, no caso) que ajude a fixar/atrair rivais para fora dessa região é bem interessante.
Quando a bola esta no lado esquerdo, gosta de entrar na área buscando a marca do pênalti. Com a bola na direita, busca atacar o bico da área em diagonal entrando no espaço entre zagueiro-lateral adversário. Ate por todas essas características, pode jogar na lateral, mas sofre com a pouca qualidade nos cruzamentos. Foi o que mais acertou na Luverdense, mas também o que mais errou, numa proporção negativa muito maior. Não costuma deixar avenidas quando joga nessa outra posição, faz bem o seu papel defensivo.
Créditos: FootStats
HeatMap do jogador no ultimo jogo dele pela serie B. Mesmo atuando de lateral, perceba como ele preferencialmente gosta de atacar o bico da área e como ele tem na metade do campo adversário a sua região "mais quente". Jogador de boa projeção física ofensiva!
HeatMap do jogador no ultimo jogo dele pela serie B. Mesmo atuando de lateral, perceba como ele preferencialmente gosta de atacar o bico da área e como ele tem na metade do campo adversário a sua região "mais quente". Jogador de boa projeção física ofensiva!
Mas se fossemos defini-lo por um dos momentos de jogo, definiria-o como um "volante de transições". Por ter boa explosão e velocidade, incorpora o contra-ataque de maneira absurdamente rápida e chega junto com os homens de frente vindo de trás. Nas transições defensivas, recompõe rápido e sabe retardar o ataque adversário. Tanto que normalmente fica mais atras em bolas paradas para poder desacelerar contra-ataques opostos. No jogo contra a Portuguesa, o segundo gol da Luverdense, marcado por ele, foi de uma transição ofensiva muito rápida da equipe em que ele atacou o espaço preferencial dele de jogo. Podemos ver isso no minuto 1:17 do vídeo abaixo.
Observe algumas das características ditas no artigo nesse vídeo-resumo do jogador.
Comparando com o Ituano de Doriva, poderia emular bem o que o volante Jackson Caucaia fazia, promovendo variações da estrutura no meio campo (do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1). De preferencia, seria melhor coloca-lo ao lado de um volante que buscasse mais atras a bola entre os zagueiros (Guinazu e Lucas, no elenco) para poder projeta-lo mais a frente e abrir espaços com suas movimentações no lado direito.
Escalado a direita dos volantes do 4-2-3-1 do Doriva. Em azul, linhas de interação mais fortes, com quem o jogador tenderia a se relacionar mais em campo. Em amarelo, movimentações ofensivas mais comuns.
Outras boas opções seriam: usa-lo a direita num losango (4-3-1-2) ou ate aberto num 4-2-3-1 assimétrico de proposta bem reativa:
AVALIAÇÃO DO ANALISTA: BOA APOSTA. O ELENCO NÃO POSSUI ALGO PRÓXIMO DE SUAS CARACTERÍSTICAS E PRECISAVA DE UM JOGADOR ASSIM! TITULAR NA DUPLA DE VOLANTES, O USARIA PELO LADO DIREITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário